NOTÍCIAS

Ana Beatriz Guida Mendes fatura o Brasileiro Escolar de Xadrez

Aluna do Colégio do Carmo venceu a competição disputada em Caxambu (MG) no último final de semana


Considerada como uma das maiores promessas no âmbito nacional, a santista Ana Beatriz Guida Mendes, de 12 anos, venceu no último domingo (dia 23) o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar de forma invicta, com quatro vitórias e dois empates.


A competição foi disputada na cidade mineira de Caxambu e contou com a participação de alunos das escolas da rede público-privada de todo o país, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio, nas categorias masculino e feminino. O título de Ana Beatriz ocorreu na categoria 7º ano feminino.


Na semana anterior, durante os Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP) em Americana (SP), a atleta do Colégio do Carmo ficou com o vice-campeonato numa categoria acima, o sub-14, e também sem perder nenhum confronto, já que a decisão final aconteceu com os critérios de desempate.


Com um currículo impecável em sua curta carreira, Ana Beatriz Guida Mendes coleciona conquistas importantes, tais como os títulos de Campeã Brasileira e Paulista 2016; Campeã Paulista Escolar 2014/2015; Campeã dos Jogos Abertos e Joguinhos da Juventude 2017/2018, além de vencer por incríveis 14 vezes o Campeonato Metropolitano.


Segundo o professor de xadrez do Colégio do Carmo, Renato Louzada, a aluna trilha um caminho de sucesso na modalidade. “Treino a Ana Beatriz desde os seus cinco anos de idade e sei do quanto ela ainda tem de potencial. Hoje, ela já se destaca na sua categoria e, ainda, entre as meninas de mais idade, e a cada ano confirma a expectativa que todos possuem de que se trata de uma grande enxadrista brasileira”, destaca o professor.


Xadrez no Carmo
Pioneiro na Baixada Santista, o Colégio do Carmo utiliza a modalidade em sua grade curricular há 27 anos (desde 1991) e além de exaltar os efeitos significativos dentro da sala de aula, comemora os resultados conquistados pelos seus alunos em torneios oficiais promovidos pela Federação Paulista e a Confederação Brasileira de Xadrez.


Área Restrita