NOTÍCIAS

Colégio do Carmo recebe V Etapa do Circuito Metropolitano de Xadrez Escolar

Competição neste sábado (23/09) envolve alunos de escolas públicas e privadas da Baixada Santista


O Colégio do Carmo, em Santos, recebe neste sábado (23/09), a partir das 9 horas, a V Etapa do Circuito Metropolitano de Xadrez Escolar, competição com sete etapas, disputada por alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio da rede pública e privada da Baixada Santista. A organização é feita pelo Clube de Xadrez de Santos e pela ONG Caminho do Sol.

Em todas as etapas, os alunos são premiados com troféus e medalhas e, no final do ano, são premiados os vencedores de cada categoria. Ao final, para descobrir o campeão geral, 22 alunos que obtiveram as maiores pontuações durante as etapas são selecionados para disputar o Top 22. O primeiro lugar ganha uma bicicleta com 21 marchas.

Os torneios também preparam os enxadristas para conseguirem melhor desempenho nos campeonatos Paulista, Brasileiro e Sul-Americano. A aluna do Carmo, Ana Beatriz Dias Guida Mendes, de apenas 11 anos, foi campeã paulista e brasileira de 2016. Ela também se classificou e jogou o Sul-Americano e, neste ano, já foi campeã nos jogos regionais na categoria adulto por equipe.

Foto divulgação


“A experiência de levar o xadrez para a escola tem sido fantástica, pois conseguimos criar um momento lúdico na sala de aula e, ao mesmo tempo, potencializar o aprendizado pelo desenvolvimento do raciocínio lógico. Com isso, há uma melhora do desempenho do aluno e uma maior integração entre eles”, avalia o professor de xadrez do Colégio do Carmo, Renato Louzada.

Pioneiro na Baixada Santista, o Colégio do Carmo utiliza a modalidade em sua grade curricular há 26 anos (desde 1991) e além de exaltar os efeitos significativos dentro da sala de aula, comemora os resultados conquistados pelos seus alunos em torneios oficiais promovidos pela Federação Paulista de Xadrez.

Área Restrita