NOTÍCIAS

8 dicas para uma alimentação saudável #01

 

Mastigação: Mastigue bem os alimentos, nosso corpo demora 20 minutos para entender que está saciado, preste atenção na mastigação e saboreie bem os alimentos.

 

Prato colorido: o ideal é a que a nossa alimentação seja bem colorida, quanto mais variado, mais nutrientes, então tente consumir muitas cores e abuse dos legumes e vegetais.

 

Não beba líquidos durante as refeições, o ideal é mastigar bem os alimentos e engolir sem “empurrar” com alguma bebida.

 

Reduza o consumo de açúcares e adoçantes, tente focar no açúcar natural dos alimentos, suco, chá e café não devem ser adoçados. A boa notícia é que o nosso paladar se adapta aos sabores, a primeira vez que você tomar café puro, você pode achar ruim, mas com o tempo você vai acostumando com o sabor e passa a gostar dele puro.

 

Controle as quantidades, não é porque uma receita ou um alimento é saudável que podemos comer à vontade! O ideal é comer até ficar saciada e não estufada!

 

Não repita o prato, normalmente quando a comida está boa a gente sempre quer repetir o prato, mas será que é necessário? Tente reconhecer a sua fome, será que você quer repetir porque está com fome ou simplesmente porque a comida está boa?

 

Fome física: aumenta gradativamente (estomago roncando)

Fome emocional: acontece de repente, é desejo por comida ou algo específico, como, por exemplo, um chocolate.

 

Nutricionista

Fernanda Dip – Colégio do Carmo

Data: 29/04/2022

Área Restrita