NOTÍCIAS

Estudantes do Carmo elegem representantes para Câmara Jovem de Santos

João Doneux foi eleito vereador e Sophia Leslie suplemente para mandato 2018.

 

O Colégio do Carmo foi uma das 21 escolas santistas a ter representantes na Câmara Jovem da cidade, projeto que visa aproximar educação e política no dia a dia do jovem santista. Das 36 instituições inscritas, ganharam cadeira as 21 escolas que tiveram a maior votação pelo coeficiente de alunos.

 

 

Realizada nos dias 12 e 13 de março, a votação reuniu 180 alunos que elegeram vereador João Doneux (2º ano B do Ensino Médio), com 51 votos; e Sophia Leslie (8º ano A do Ensino Fundamental), como suplemente, com 31 votos.

 

Todos os dez candidatos tiveram que elaborar propostas para a candidatura. João sugeriu ajudar quem vive nas áreas mais carentes de Santos. A ideia é que moradores de comunidades separem e levem material reciclável até pontos de coleta para, se alcançarem a quantidade mínima exigida, troquem por passagens de ônibus. Dessa forma, os moradores não gastariam muito com transporte público para se locomover e também ajudariam o meio ambiente.

 

Já Sophie apresentou como sugestão revitalizar os armazéns 1 ao 12 no Porto de Santos. Com novos espaços, poderiam ser feitos teatro, festas, shows e até um local dedicado à gastronomia, com bares e restaurantes, sem perder a essência do local.

 

No Câmara Jovem, os alunos participam da rotina da Câmara Municipal e compreendem o Poder Legislativo, contribuindo para a formação de sua cidadania e entedimento dos aspectos políticos da sociedade. Puderam participar estudantes do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio de escolas municipais, estaduais e particulares. O projeto é composto por um colégio eleitoral em que alunos do 6º ano ao 3º do Ensino Médio podem votar e os alunos do 8º ano e do 2º do Ensino Médio podem ser eleitos.

 

Antes da posse, os estudantes passarão por um processo de capacitação. A Sessão Solene está marcada para 4 de abril, às 14h30, no Plenário Dr. Oswaldo de Rosis, na Câmara Municipal de Santos, no bairro Vila Nova.

 

O projeto é uma parceria entre a Câmara Municipal, Secretaria de Educação, Diretoria Regional de Ensino, OAB-Subseção Santos, Justiça Eleitoral, Movimento Voto Consciente, Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Juventude e de Educação e Fórum da Cidadania.

 

Como foi no Carmo

 

O Projeto Câmara Jovem foi apresentado em todas as salas para os alunos dos oitavos anos do Ensino Fundamental e aos segundos anos do Ensino Médio. Foram contemplados os objetivos do projeto e a importância do desenvolvimento de uma consciência cidadã, capaz de analisar, identificar e solucionar problemas. A Comissão, composta pelos membros do colégio, discutiu a importância da política na formação dos jovens e os orientou a dialogar com as famílias, para que juntos pudessem se engajar de forma mais efetiva no projeto.

 

 

Em 16 de fevereiro, os candidatos interessados – Arthur Gaspar Pinto (8º A)​, Flavia Lanzara Abud (9º B)​, Giovanna Felipe Gama (8º A)​, João Pedro Fernandes Doneux (2º B)​, Luiz Fernando Montalvan de Sousa (8º A)​, Maria Luiza Fernandes Doneux (9º B)​, Nicolle de Oliveira Verissimo de Sousa (9º A)​, Rafael de Oliveira Silva (8º A)​, Sophia Helena Cabrinha Leslie (8º A) e Vitoria de Aguiar Cyrineu Terra (9º B) – foram inscritos e reuniram-se com a Comissão Eleitoral para estudar o Decreto Legislativo e as regras das campanhas.

 

 

Durante todo o processo eleitoral, notaram-se as diferentes percepções dos jovens acerca dos problemas da cidade de Santos, o entendimento de todo o Colégio Eleitoral sobre a questão da representatividade no Poder Legislativo e a complexidade do desenvolvimento de políticas públicas.

 

 

Os eleitores debateram durante todo o processo eleitoral sobre a importância de alguns projetos apresentados e se surpreenderam ao perceber como a política está inserida em diferentes esferas da atividade social. O Colégio do Carmo tem enorme satisfação de promover o engajamento dos jovens no Projeto Câmara Jovem de Santos, pois acredita que cidadania se faz com o conhecimento e a prática das possibilidades da participação política.

 

 

Confira as propostas dos nossos candidatos.

 

Área Restrita