NOTÍCIAS

Olimpíada Nacional em História do Brasil

Mais de 50 alunos do Colégio do Carmo se preparam para Olimpíada Nacional em História do Brasil

 

Curso preparatório serve de triagem natural para formar equipes com três estudantes cada, que irão representar a escola santista

 

A 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), desenvolvida pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), começa dia 20 de agosto. As inscrições, abertas a escolas públicas e privadas de todo o país, são feitas de 1 de junho até 10 de agosto.

 

No ano passado mais de 65 mil alunos de todo o país participaram. O Colégio do Carmo, de Santos (SP), inscreveu quatro equipes e chegou a semifinal. Este ano, para brigar pelo título, a escola criou um curso preparatório que desenvolve habilidades de leitura textual e iconográfica, interpretação de documentos, pesquisa, argumentação e trabalho em equipe.

O projeto é comandado pela professora de História Marina Dias e conta com 57 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Os encontros acontecem todas as terças-feiras, das 14h30 às 16h10.

 

“A ideia é trabalhar de forma coletiva, apresentando e discutindo documentos, imagens e até questões das edições anteriores da ONHB”, conta a docente.

 

Segundo ela, ao longo da formação serão formadas as equipes, que representarão a escola santista, com três alunos cada. “A triagem será um processo de seleção natural. Aqueles que estão realmente interessados permanecerão nas aulas e os que se destacarem formarão as equipes para participar do torneio”.

 

Marina afirma que eventos como este são importantes para despertar no aluno um maior interesse nas áreas de humanas dando ênfase à História. Pois, ele desenvolve habilidades de leitura crítica, análise, argumentação e trabalho em equipe.

 

Além disso, a ONHB tem projeção no cenário nacional e a crescente participação prova a sua relevância: 2009 – 16 mil participantes; 2010 – 43 mil; 2011 – 65 mil.

 

“Estamos muito empolgados com o grande número de inscritos e esperamos o desenvolvimento de um excelente trabalho no preparatório que nos dará base para uma melhor colocação na ONHB”, completa.

 

O Colégio do Carmo fica na rua Doutor Egydio Martins, 181, na Ponta da Praia.

Área Restrita