No Ensino Fundamental II as mudanças que já aconteciam se intensificam e os desafios mudam.
Nesta fase, os conhecimentos fundamentais construídos no Ensino Fundamental I se solidificam e são aprofundados. Conforme amadurecem, crescem com eles as responsabilidades, mas sempre acompanhados de muita orientação e contato próximo com os professores.
A participação ativa e direta com o conhecimento é o que motiva os alunos nessa faixa etária. Por isso, buscamos diferentes formas de mantê-los envolvidos em conhecimentos relevantes para a sua formação e que tenha relação direta com a sua vivência. A busca de sentido é ainda mais intensa e por isso a participação e estímulo para que sejam ainda mais atuantes em seu meio de convívio desperta o sentido de importância e contribuição no mundo.
O Fundamental II está estruturado, totalizando quinze disciplinas com suas demandas específicas. Essas disciplinas em seu conjunto já são um primeiro e significativo desafio. São diversas as possibilidades de olimpíadas, torneios, apresentações de projetos e atividades em que são constantemente desafiados a se posicionar de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais.
Os bons hábitos são constantemente estimulados e discutidos, principalmente em nossas aulas de LIV (Laboratório de Inteligência de Vida), favorecendo o desenvolvimento socioemocional dos alunos de forma estruturada e planejada pelos professores. O estudo diário é constantemente incentivado. No Colégio do Carmo fazemos Avaliações Semanais, Intermediárias e Trimestrais, todas previamente agendadas com o objetivo de que tanto alunos quanto a equipe pedagógica possam acompanhar seus desempenhos, monitorando e sendo responsáveis por seus resultados.
Essa é a fase onde os alunos estão crescendo e amadurecendo. Por isso cabe à escola capacitar o aluno do ponto de vista acadêmico, estimular a enfrentar desafios, ampliando suas potencialidades e posicionando-o de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais.
NOSSOS DIFERENCIAIS:
● Material didático tecnológico;
● Novas disciplinas – Internet das Coisas (IoT), Planejamento Financeiro e Iniciação de
Metodologia Cientifica;
● Aulas de produção textual em todas as séries em conjunto com a Plataforma
Pontue;
● Projetos interdisciplinares;
● Aprendizado de um instrumento musical, lendo partitura (flauta e/ou violão);
● Inglês e Espanhol na grade curricular, sendo o inglês por nível de conhecimento;
● Utilização de laboratórios, aulas práticas e dinâmicas em grupo;
● Estímulo ao uso da argumentação no defender das próprias ideias;
● SIMULADOS – Provas de todas as disciplinas integrado às avaliações;
● Plantão de dúvidas semanal para todos os alunos;
● Monitoria para Olimpíadas de Matemática;
● Estudos do Meio.