LOG IN ALUNOS

LOG IN PROFESSORES

Alunos do Carmo conquistam vagas na USP, Unicamp e UFABC

Formados em 2015, Frederico Casas Figueiredo e Thalles Cardoso Fernandes cursarão engenharia nas universidades que almejavam
 
 
O caminho que os alunos do Colégio do Carmo Frederico Casas Figueiredo e Thalles Cardoso Fernandes percorreram para verem seus nomes na lista de aprovados em universidades públicas de excelência começou em 2013, quando iniciaram o Ensino Médio.
 
Quatro anos depois, em 2017, a recompensa chegou para Frederico com a aprovação no curso de Engenharia Mecânica da Unicamp; e para Thalles o esforço valeu vagas nos cursos de Engenharia Química da USP e de Engenharia Aeroespacial na UFABC.
 
Para que alcançassem o objetivo, fizeram durante o Ensino Médio o cursinho AEON Vestibulares, disponibilizado em parceria com o Carmo para os alunos, no período da tarde. Após a formatura, a abdicação dos momentos de lazer seguiu por 2016 quando passavam o dia no cursinho, Frederico em São Paulo e Thalles em Santos, numa rotina de estudos que muitas vezes chegava a 12 horas.
 
“A rotina do cursinho na escola me colocou num bom ritmo de estudo. Sempre me cobrei, mas ali comecei a me dedicar mais porque queria as melhores faculdades. O preparo que tive no Carmo, desde a 1ª série do Ensino Fundamental, tornou as coisas mais fáceis, porque é uma escola que parece uma grande família”, comenta Frederico.
 

Frederico Figueiredo e Thaless Cardoso com o coordenador pedagógico do Ensino Médio, Fábio Gaia.

Frederico Figueiredo e Thaless Cardoso com o coordenador pedagógico do Ensino Médio, Fábio Gaia

 
Thalles mudou para o Carmo no Ensino Médio por causa do irmão, que se formou no colégio e também conseguiu uma vaga em Engenharia de Materiais na UFABC. “O Carmo e a AEON desenvolveram um trabalho muito forte no cursinho e os professores da escola fizeram uma grande diferença. Eles tinham muito carinho pelos alunos e sempre exigiam o máximo da gente. Fico contente que tenham feito isso porque agora vemos os resultados”, diz.
 
Os dois amigos escolheram Engenharia pela preferência na área de exatas, evidenciada nos três últimos anos de escola. Frederico sempre gostou de desenhar e cogitou estudar Design e Desenho Industrial, mas acabou escolhendo Engenharia Mecânica porque tem interesse não apenas em projetar, mas saber como as coisas são feitas. “É uma área bastante ampla e me dá a possibilidade de escolher as mais diversas especializações”.
 
Já Thalles escolheu Engenharia Química pelo gosto que tem pela matéria, mas como também foi aprovado em Engenharia Aeroespacial, optou pela segunda área. “Sempre me interessei nessa parte de aeronaves e pretendo me especializar em motor de propulsão, mas também dá para ir para combustíveis, que engloba química. Ainda é cedo, pode ser que eu conheça uma coisa nova e me interesse”.
 
Agora os calouros de 19 anos se preparam para mudar de cidade e de vida. Frederico morará em Campinas pelos próximos cinco anos e Thalles viverá em Santo André pelos próximos sete.
 
O Colégio do Carmo fica muito feliz e grato por fazer parte dessa história.
Boa sorte, meninos.