NOTÍCIAS

Colégio do Carmo e OAB promovem Oficina de Parentalidade no dia 2 de dezembro, a partir das 8h30

Colégio do Carmo e OAB promovem Oficina de Parentalidade no dia 2 de dezembro, a partir das 8h30

Interessados em participar devem se inscrever no e-mail eventos@carmo.com.br até o dia 29 de novembro

O Colégio do Carmo e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Santos promoverão no dia 2 de dezembro (sábado), das 8h30 às 13h, a Oficina de Parentalidade. Interessados em participar devem se inscrever na secretaria da escola até o dia 28 de novembro. O evento é voltado exclusivamente para adultos, pais, mães, madrastas, padrastos, avós tios etc; e, por isso, crianças e adolescentes não poderão participar da atividade.

 

A Oficina de Parentalidade (OP) é um programa educacional interdisciplinar dirigido às pessoas envolvidas em situações de conflito na família, especificamente relacionadas a questões jurídicas como abandono afetivo, disputa de guarda, direito de convivência e regulamentação de visitas, fixação de pensão alimentícia e alienação parental. Esses tipos de situação são decorrentes de divórcio, dissolução de união estável ou quando não houve convivência anterior entre os pais.

 

Reconhecida e recomendada pelo Conselho Nacional de Justiça, a OP tem o objetivo de informar e auxiliar as famílias a terem uma melhor compreensão do rompimento da relação conjugal ou de sua inexistência para o relacionamento entre pais, filhos e familiares. O programa se apoia na literatura especializada sobre os efeitos jurídicos e emocionais do divórcio e na importância de pais e demais membros da família buscarem alternativas saudáveis para lidar com essa situação, de forma a minimizar as possibilidades de conflito e, consequentemente, de sofrimento para crianças e adolescentes.

 

O evento ocorre somente num dia, tem duração de quatro horas e fornece certificado de participação, cuja cópia poderá ser juntada aos autos do processo judicial (quando houver).

 

Claudia Mendes
Presidente da Comissão Especial de Mediação e Práticas Colaborativas da OAB Santos.

Área Restrita