NOTÍCIAS

Colégio do Carmo trabalhará inteligência emocional com alunos do Ensino Fundamental

Além dos estudantes e professores, projeto também terá participação dos pais

 

Se para os adultos os sentimentos são complexos, imagine para as crianças, que ainda estão construindo sua personalidade e geralmente não são ensinadas a identificar emoções e nem a trabalhá-las da melhor forma.

Para ajudar os alunos a se conhecerem mais, desenvolverem autocontrole e empatia e a melhorarem o relacionamento entre si, o Colégio do Carmo, em Santos, implantará o Laboratório Inteligência de Vida (LIV), projeto que é um grande laboratório com experimentos de vida, como sentimentos e relacionamentos.

 

“Sentimos grande necessidade de trabalhar a inteligência emocional, o relacionamento e a empatia entre os alunos. É muito importante aprender a lidar com limitações, dificuldades e diferenças e a escola tem um papel muito grande em incentivar os estudantes a serem adultos mais preparados para a vida”, explica a diretora pedagógica do Colégio do Carmo, Renata Maria Smolka e Gaia.

 

 

Até o 3º ano do Ensino Fundamental as crianças seguirão material com personagens que, ao longo de suas histórias, vivem, sentem e se relacionam como elas, aprendendo que não se pode controlar o que se sente, mas que é possível reconhecer os sentimentos e as melhores formas de lidar com eles.

 

Já a partir do 4º ano do Ensino Fundamental os alunos terão contato com habilidades socioemocionais, como colaboração, perseverança, criatividade, comunicação, pensamento crítico e proatividade.

 

Além dos estudantes e professores, os pais terão um papel muito importante no desenvolvimento dessas competências. “Os pais também receberão material, pois é muito importante que eles tenham esses momentos e conheçam mais sobre seus filhos, o que pensam, como se comportam e por que se comportam em diversas situações. O diálogo é base para aprimorar todas essas relações”, sintetiza a diretora.

 

O que é o LIV?

O Laboratório Inteligência de Vida é um projeto em que o aluno desenvolve o seu pensamento crítico, entende que com a ajuda de outros é possível ir mais longe e que errar faz parte do processo. No LIV não há sentimento bom ou ruim, todos são permitidos e compreendidos para que se possa lidar com eles da melhor maneira possível. É só praticar um pouquinho para se tornar alguém melhor.

 

Saiba mais no site www.inteligenciadevida.com.br.

Área Restrita