LOG IN ALUNOS

LOG IN PROFESSORES

ACESSO RESTRITO

Dois gaviões ameaçados de extinção nascem no Colégio do Carmo

Espécie de gavião-asa-de-telha, que geralmente procria uma vez ao ano, surpreende com a terceira ninhada em 365 dias

 

Acabam de nascer mais dois filhotes do casal de gavião-asa-de-telha, que adotou o Colégio do Carmo como moradia. Essa é a terceira ninhada consecutiva dessas aves ameaçadas de extinção, algo incomum.

 

“Geralmente, a espécie procria uma vez por ano”, explica o biólogo e professor de Ciências Andreth Oliveira.

 

Desde que o professor começou a observar o comportamento dos pássaros, no início do ano passado, a primeira ninhada gerou um filhote. No meio do ano foi registrada a chegada de mais dois novos pássaros. Na terceira ninhada, ocorrida no último dia 4, nasceram outros dois e ainda há um ovo no ninho sendo chocado pela fêmea. Fechando assim o ciclo de um ano de procriação.

 

“É um privilégio para o Colégio do Carmo tornar-se um abrigo seguro para que a espécie possa continuar se reproduzindo e garantido outras gerações”, diz o biólogo, que fica impressionado ao escutar a vocalização dos pássaros em um ambiente urbano.

 

Conheça a história – O gavião-asa-de-telha está ameaçado de extinção no Estado de São Paulo. Sua população reprodutivamente ativa é encontrada apenas nas cidades de Santos e Cubatão.

 

Há aproximadamente três anos, um casal desta espécie nidifica em uma árvore localizada dentro do Colégio do Carmo, na Ponta da Praia, em Santos.

 

Considerada uma ave arisca, que evita a aproximação do homem, o casal de pássaros não se sente incomodado com a movimentação e o barulho proveniente das atividades escolares.

 

Assim que os filhotes crescem eles voam para uma vida própria. Permanecem na escola apenas o casal e suas novas crias.

 

Projeto de Educação Ambiental – A fácil observação os tornou um atrativo tanto para os alunos como para os moradores. O casal de gavião virou até tema de projeto de Educação Ambiental desenvolvido por estudantes do 5º, 6º, 7º e 8º anos, orientados por professores de Português, Ciências, Arte, Laboratório e Educação Fundamental 1.

 

Já os alunos do 5º e 6º anos iniciaram uma eleição para escolher os nomes para o macho, a fêmea e o filhote, nascido em julho do ano passado. Utilizando a palavra Carmo como base, foram sugeridas 71 alcunhas. Destas, 12 entraram para votação e os escolhidos foram Carmovião, Carminha e Carmo Jr, respectivamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colégio do CARMO

Rua Egídio Martins, 181
Cep: 11030-902 - Santos/SP
TELEFONE: (13) 3269-5757
E-MAIL: carmo@carmo.com.br

Siga nossas redes sociais

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram