LOG IN ALUNOS

LOG IN PROFESSORES

ACESSO RESTRITO

Leitura de Férias

As férias começaram oficialmente e a gente sabe que agora é a hora de relaxar, curtir, se divertir. E que tal tirar um tempinho para ler? O Colégio do Carmo selecionou algumas obras para indicar aos alunos de cada ano escolar do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
 
Você pode adquirir o livro, procurar a obra na internet, filmes, resumos e outras mídias. O importante é o conhecimento! Então, vamos ver o que foi escolhido pela equipe de professores de literatura      do colégio, especialmente para essas férias.
 

LEITURA DE FÉRIAS
 
IlhadoTesouro

 
 

4º ano – A ilha do Tesouro
Robert Louis Stevenson
 Neste clássico, escrito em 1883, a obra traz a história de Jim Hawkins, um garoto que que vive na pequena pensão da qual os pais são donos. Um dia, um velho lobo do mar aparece chega e  se inicia uma jornada de aventuras, a bordo de um navio, em busca de um tesouro.
 
Você pode fazer o download do clicando aqui.
 
 
 
AmeninaqueNao
 

5º ano – A menina que não precisava de óculos
ALEXANDRE COMPART

O livrinho produzido pelo Instituto Elo para a coleção ‘Cidadania para Crianças’, conta a história de Duda, uma menina doce e meiga, mas que não vê o mundo da maneira que as pessoas dizem que deveria ser. Então, ela começa uma busca por reconhecimento, amor, carinho e respeito.
 
O livro pode ser baixado
aqui.
 
 
bolsaamarela
 

6º ano – A bolsa Amarela
LYGIA BOJUNGA

A Bolsa Amarela é considerada um clássico da literatura infanto-juvenil. Trata-se de um gênero de romance, em que uma menina se depara com um conflito familiar e consigo mesma, quando reprime suas três grandes vontades que estão escondidas numa bolsa amarela: a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora.
 
A trama se desenrola em meio a imaginação fértil e cheia de fantasia e a sensibilidade da protagonista.
 
 
 
 

7º ano – Vinte mil léguas submarinas
JULIO VERNEJuliVerne_20MilLeguas

A obra mais famosa de Júlio Verne foi o início de um dos gêneros literários mais aclamados atualmente: a ficção científica.
 
O enredo começa na segunda metade do século XIX, quando navios de diversas localidades começam a naufragar e sofrer problemas misteriosos. Para descobrir o que está acontecendo, governantes e cientistas se mobilizam a fim de identificar e deter o suspeito número 1 das avarias: um monstro marinho.
 
A missão não ocorre conforme o planejado e, após um ataque à sua embarcação, dois dos tripulantes são arremessados ao mar e acabam sendo capturados pelo líder do prodigioso submarino Náutilus, o capitão Nemo.
 
Esses homens, então, começam a desbravar águas remotas e enfrentando desafios, observando a vida por um ângulo inteiramente novo.
 
A obra está em domínio público e pode ser baixada aqui.
 
 

emailvermelho
8º ano – Um e-mail em vermelho
CÉSAR LANDUCCI NETO

Quando a namorada de Alex some, logo depois que ele começa a fazer um site sobre ela, o garoto e seu amigo Fernando começam a tentar desvendar a identidade de um hacker, remetente de um email intrigante e que deleta todas as lembranças da parceira.

 
 
 
irmaospretos

9º ano – Irmãos Pretos
HANNES BINDER /LISA TETZNER

A história datada no ano de 1838 traz como protagonista o garoto de 13 anos, Giorgio, morador de Sonosno, região italiana da Suíça.
 
Por conta da miséria vivida no período, em decorrência da seca, sua família o vende para trabalhar como limpador de chaminés, em Milão.
 
O que parecia ser a salvação e uma certeza de melhores condições na realidade se mostra um regime de escravidão, em que é forçado a viver situações de perigo junto à outros meninos na mesma situação.
 
oslusiadas
 
 
1º ano do Ensino Médio – Os Lusíadas
LUÍS DE CAMÕES

Na obra que é considerada a maior expressão do humanismo renascentista. Luís de Camões apresenta, em formato de poesia épica, a viagem de Vasco da Gama em busca do caminho para as Índias.
 
O site Lusiadas.org traz a obra dividida canto a canto. Já para quem prefere ler a obra completa de uma vez pode baixar aqui , uma vez que está em domínio público.
 
ocortico
 
 
2º ano do Ensino Médio – O Cortiço
ALUÍSIO AZEVEDO

Escrito em 1890 por Aluísio Azevedo, O Cortiço traz apresenta como seu protagonista o próprio cortiço, onde se encontram os mais diversos personagens como lavadeiras, trabalhadores, malandros, viúvas e tantos outros.
 
O autor busca recriar a realidade desse agrupamento humano e evidenciar a influência da raça, o predomínio dos instintos comportamentais, o meio como fator determinante e acaba por denunciar fatos sociais da época.
 
Para conhecer a obra é possível assistir ao filme de 1978, que retrata em vídeo a história do cortiço. Ele está disponível no YouTube.
 
Para ler, é possível fazer o download gratuito da publicação clicando aqui.
 
 
vidassecas
 

3º ano do Ensino Médio – Vidas Secas
GRACILIANO RAMOS

A obra de ficção mais humana e comovente de Graciliano Ramos apresenta um texto sentimental, compreensível e com compaixão, onde acompanha a história do pobre vaqueiro Fabiano. Junto à sua família e seu cachorro Baleia, o personagem encara as faces mais cruéis e duras da vida, perante o fenômeno da seca e a busca por um lugar bom para sobreviver.
 
O filme de 1963, que conta a história da obra, pode ser encontrada no Youtube clicando aqui.

Colégio do CARMO

Rua Egídio Martins, 181
Cep: 11030-902 - Santos/SP
TELEFONE: (13) 3269-5757
E-MAIL: carmo@carmo.com.br

Siga nossas redes sociais

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram