NOTÍCIAS

Pinacoteca recebeu “Cordelistas do Carmo”, em Santos

A Pinacoteca Benedicto Calixto recebeu neste sábado, a apresentação que marcou a finalização do projeto de sala do 4º ano B. O “Cordelistas do Carmo” recebeu pais, familiares e amigos e para mostrar um pouco da cultura popular brasileira.

Alunos apresentaram a finalização do projeto "Cordelistas do Carmo" no último sábado, dia 06.
Alunos apresentaram a finalização do projeto “Cordelistas do Carmo” no último sábado, dia 06.

“Escolhi o tema da literatura de cordel para aproximar os da arte, da cultura regional e principalmente da realidade nordestina, pouco vista e conhecida de verdade por nós que estamos na região Sudeste”, disse a professora Elen Cristina da Cunha durante a abertura da apresentação.

O ambiente foi todo decorado com referências nordestinas e os alunos estavam vestidos à caráter para declamar o cordel fruto da cocriação entre professora e alunos, que levou o mesmo nome do grupo, e também interpretando cordéis musicais famosos como Asa Branca e Romaria.

Ao final do espetáculo, os estudantes distribuíram aos convidados cordéis criados totalmente por eles. A foi experiência única e muito emocionante para participantes e espectadores.

A literatura de cordel

Com produção típica do Nordeste, a literatura de cordel pode ser disseminada oralmente ou por meio de impressões, geralmente feitas por xilogravuras, que são expostas penduradas em barbantes ou cordões (daí o nome de cordel). Os escritores desse gênero colocam a sua visão sobre os acontecimentos, representando o povo, falando da rotina do trabalhador, da vida de sofrimentos e das relações amorosas.

Para ver mais fotos da apresentação, acesse a nossa página no Facebook.

Área Restrita