LOG IN ALUNOS

LOG IN PROFESSORES

ACESSO RESTRITO

10 dicas para se preparar para os vestibulares mais concorridos

dicas-estudar-vestibular

Antecipação é uma das chaves do sucesso para ter um bom desempenho no vestibular.

 

A maneira como você se prepara para o vestibular é importantíssima para conseguir a tão sonhada aprovação e algumas dicas bem simples podem fazer toda a diferença nesse caminho. Nós listamos a seguir as 10 que julgamos mais importantes:

 

1. Antecipe-se

 

Se você quer passar nos vestibulares mais concorridos, como os das universidades federais, ou até mesmo em carreiras muito procuradas, como a medicina, a antecipação é a chave do sucesso. Não adianta estudar somente no 3º ano. Os estudos devem começar logo no 1º ano do ensino médio – mesmo que você ainda não tenha certeza da carreira que quer seguir. Acreditamos tanto nisso que iniciamos uma parceria com a Aeon Vestibulares aqui no Carmo para que nossos alunos tenham aulas focadas no vestibular no período da tarde desde o início do ensino médio.

 

2. Cronograma de estudos

 

É importante se programar para que nenhum conteúdo saia prejudicado. Estipule um tempo de estudo para cada matéria e quais temas serão vistos naquela semana. Planejamento é importantíssimo para que você tenha um foco, uma meta a ser atingida. Deixar o estudo “correr solto” faz com que você aproveite menos o tempo que tem disponível.

 

3. Pequenos lembretes

 

Faça resumos de diversos temas com informações pontuais que você tem mais dificuldade de lembrar e que precisa decorar. As fórmulas matemáticas são um bom exemplo disso. Ande sempre com elas e aproveite os horários livres, como o trajeto do ônibus, para estudá-las.

 

4. Resolva provas da banca escolhida

 

Estudar todos os assuntos é importante, porém, também é preciso aprender a entender a maneira como eles são cobrados. Apesar do conteúdo não mudar, cada banca tem a sua forma de elaborar uma questão, ou cobra algo que outra não cobra. Então, se você já tem uma ou duas faculdades específicas em mente, faça sempre provas anteriores principalmente da banca responsável pelo vestibular que você irá prestar. Após a primeira prova você verá o quão valiosa essa dica é.

 

5. Descanse

 

Em meio à ansiedade e medo de não ter tempo para aprender e revisar todos os conteúdos, é muito comum ver vestibulandos que viram a noite estudando. Apesar de a princípio parecer um esforço necessário, a longo prazo você verá que isso pode ser prejudicial. Mais vale ter boas 8 horas de sono e estar bem descansado para absorver todo o conteúdo do que dormir apenas 4 e não ter assimilado tudo que foi visto – além de não aguentar ficar acordado na aula no dia seguinte. Uma boa noite de descanso também ajuda no aprendizado. 😉

 

6. Faça atividade física

 

As atividades físicas são excelentes para deixar a ansiedade de lado, relaxar e descontrair. Além disso, elas contribuem bastante para ter uma boa noite de sono (e os seus benefícios você acabou de ver no item 5).

 

7. Faça pausas

 

Estudar por muitas horas seguidas sem fazer pausas também não é bacana. Quanto mais você adiá-las, mais a fome, a sede e a vontade de ir ao banheiro irão desconcentrá-lo. Além disso, é sempre bom levantar um pouco, já que ficar muitas horas sentado na mesma posição acaba sendo bastante desconfortável.

 

8. Elimine as distrações

 

Essa é a hora de desligar o Wi-Fi para não deixar as notificações do Facebook e Whatsapp lhe atrapalharem. A tentação de visualizá-las é grande e o barulho também irá tirar a sua concentração. Sobre as músicas, faça o teste de estudar sem elas. Você verá que o seu cérebro irá assimilar tudo com mais clareza sem ter duas informações para processar ao mesmo tempo.

 

9. Estude todas as matérias

 

Por mais que você seja bom em uma ou em outra matéria, nenhuma pode ser deixada de lado nos estudos. Às vezes fazemos isso e, por um pequeno detalhe que deixamos de ver, acabamos perdendo uma questão – e nos vestibulares concorridos cada ponto conta muito para a sua aprovação. Não esqueça também de estudar sobre as técnicas de redação e de colocá-las em prática semanalmente. Aqui no Carmo nossos alunos têm aulas específicas de redação e reconhecem a diferença que elas fazem no resultado final.

 

10. Atualize-se

 

Assuntos do cotidiano são frequentemente abordados nas provas e o conhecimento de atualidades lhe ajudará em questões que envolvam história, geografia, biologia, e principalmente na redação. Estar antenado com o que acontece no Brasil e no mundo é importantíssimo para ajudar a embasar sua argumentação.

 

E você, tem alguma dica diferente dessas?

Colégio do CARMO

Rua Egídio Martins, 181
Cep: 11030-902 - Santos/SP
TELEFONE: (13) 3269-5757
E-MAIL: carmo@carmo.com.br

Siga nossas redes sociais

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram