NOTÍCIAS

Livro sobre único brasileiro sobrevivente do holocausto vira história em quadrinhos, lançada nessa sexta (24/11), em Santos

 

O Livro “Uma Estrela na Escuridão”, que conta a história do único brasileiro que sobreviveu ao holocausto, escrito pelo historiador santista Gabriel Davi Pierin, foi lançado há dois anos para celebrar os 70 anos do final da Segunda Guerra Mundial.

Agora a obra ganha sua versão em História em Quadrinhos (HQ), que será lançada nesta sexta-feira (24/11), às 15 horas, no Teatro do Colégio do Carmo, com a participação do protagonista da história, Andor Stern, de 89 anos, que contará um pouco das sua história aos presentes. A publicação tem 104 páginas, texto de Gabriel Davi Pierin e ilustração de André Bernardino.

Andor nasceu no Brasil, mas quando adolescente vivia na Hungria, foi preso pelos nazistas e viveu em Auschwitz, o mais famoso campo de concentração da Segunda Guerra Mundial. Para escrever o livro, Andor e o autor Gabriel Pierin viajaram por seis países da Europa para realizar pesquisas e entrevistas, trajeto que incluiu o próprio campo de conentração de Auschwitz, na Polônia.

Segundo Pierin, a ideia de transformar o livro em HQ veio das possibilidades que a linguagem oferece. “O apelo pela imagem é muito grande, principalmente por parte dos jovens. Embora a HQ tenha linguagem mais simples, ela tem o poder de transmitir sensações não só pelas palavras, mas também pelas expressões dos personagens ou pelos cenários, por isso consegue atingir vários públicos. É uma ótima linguagem para abordar temas mais densos”, conta.

O Colégio do Carmo está localizado na Rua Egídio Martins, 181, Ponta da Praia, Santos.

 

Área Restrita