João Doneux foi eleito vereador e Sophia Leslie suplemente para mandato 2018.
O Colégio do Carmo foi uma das 21 escolas santistas a ter representantes na Câmara Jovem da cidade, projeto que visa aproximar educação e política no dia a dia do jovem santista. Das 36 instituições inscritas, ganharam cadeira as 21 escolas que tiveram a maior votação pelo coeficiente de alunos.
Realizada nos dias 12 e 13 de março, a votação reuniu 180 alunos que elegeram vereador João Doneux (2º ano B do Ensino Médio), com 51 votos; e Sophia Leslie (8º ano A do Ensino Fundamental), como suplemente, com 31 votos.
Todos os dez candidatos tiveram que elaborar propostas para a candidatura. João sugeriu ajudar quem vive nas áreas mais carentes de Santos. A ideia é que moradores de comunidades separem e levem material reciclável até pontos de coleta para, se alcançarem a quantidade mínima exigida, troquem por passagens de ônibus. Dessa forma, os moradores não gastariam muito com transporte público para se locomover e também ajudariam o meio ambiente.
Já Sophie apresentou como sugestão revitalizar os armazéns 1 ao 12 no Porto de Santos. Com novos espaços, poderiam ser feitos teatro, festas, shows e até um local dedicado à gastronomia, com bares e restaurantes, sem perder a essência do local.
No Câmara Jovem, os alunos participam da rotina da Câmara Municipal e compreendem o Poder Legislativo, contribuindo para a formação de sua cidadania e entedimento dos aspectos políticos da sociedade. Puderam participar estudantes do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio de escolas municipais, estaduais e particulares. O projeto é composto por um colégio eleitoral em que alunos do 6º ano ao 3º do Ensino Médio podem votar e os alunos do 8º ano e do 2º do Ensino Médio podem ser eleitos.
Antes da posse, os estudantes passarão por um processo de capacitação. A Sessão Solene está marcada para 4 de abril, às 14h30, no Plenário Dr. Oswaldo de Rosis, na Câmara Municipal de Santos, no bairro Vila Nova.
O projeto é uma parceria entre a Câmara Municipal, Secretaria de Educação, Diretoria Regional de Ensino, OAB-Subseção Santos, Justiça Eleitoral, Movimento Voto Consciente, Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Juventude e de Educação e Fórum da Cidadania.
Como foi no Carmo
O Projeto Câmara Jovem foi apresentado em todas as salas para os alunos dos oitavos anos do Ensino Fundamental e aos segundos anos do Ensino Médio. Foram contemplados os objetivos do projeto e a importância do desenvolvimento de uma consciência cidadã, capaz de analisar, identificar e solucionar problemas. A Comissão, composta pelos membros do colégio, discutiu a importância da política na formação dos jovens e os orientou a dialogar com as famílias, para que juntos pudessem se engajar de forma mais efetiva no projeto.
Em 16 de fevereiro, os candidatos interessados – Arthur Gaspar Pinto (8º A), Flavia Lanzara Abud (9º B), Giovanna Felipe Gama (8º A), João Pedro Fernandes Doneux (2º B), Luiz Fernando Montalvan de Sousa (8º A), Maria Luiza Fernandes Doneux (9º B), Nicolle de Oliveira Verissimo de Sousa (9º A), Rafael de Oliveira Silva (8º A), Sophia Helena Cabrinha Leslie (8º A) e Vitoria de Aguiar Cyrineu Terra (9º B) – foram inscritos e reuniram-se com a Comissão Eleitoral para estudar o Decreto Legislativo e as regras das campanhas.
Durante todo o processo eleitoral, notaram-se as diferentes percepções dos jovens acerca dos problemas da cidade de Santos, o entendimento de todo o Colégio Eleitoral sobre a questão da representatividade no Poder Legislativo e a complexidade do desenvolvimento de políticas públicas.
Os eleitores debateram durante todo o processo eleitoral sobre a importância de alguns projetos apresentados e se surpreenderam ao perceber como a política está inserida em diferentes esferas da atividade social. O Colégio do Carmo tem enorme satisfação de promover o engajamento dos jovens no Projeto Câmara Jovem de Santos, pois acredita que cidadania se faz com o conhecimento e a prática das possibilidades da participação política.
Confira as propostas dos nossos candidatos.